Secretaria da Mulher acompanha lançamento de frente parlamentar

Iniciativa busca dar visibilidade e reforçar a rede de enfrentamento à violência contra mulheres e meninas

20 de outubro de 2023
Secretária Maria Cristina de Godoi Augusto com a deputada Beth Sahão e as ex-secretárias Regina Chueire e Eni Fernandes

A Secretaria da Mulher, Pessoa com Deficiência e Igualdade Racial de São José do Rio Preto acompanhou, na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), o lançamento da Frente Parlamentar pela Defesa da Vida e Proteção de Mulheres e Meninas.

Além da secretária Maria Cristina de Godoi Augusto e servidoras da pasta, estiveram presentes em São Paulo as ex-secretárias municipais Eni Fernandes e Regina Fornari Chueire. “Fomos prestigiar o lançamento dessa importante iniciativa que vem reforçar a rede de enfrentamento à violência contra a mulher no Estado de São Paulo. Somente com a união de esforços conseguimos fazer frente a essa triste realidade”, diz a secretária.

A secretária nacional de Enfrentamento à Violência Contra Mulheres, Denise Motta Dau, esteve presente no evento e, conforme divulgação da Alesp, falou sobre a retomada do Programa Mulher Viver Sem Violência, que prevê a implementação das Casas da Mulher Brasileira.

O programa possui, entre outras políticas, o oferecimento de apoio psicossocial, delegacia, juizado, Defensoria Pública, entre outros órgãos. Existe um modelo mais enxuto para ser implementado em cidades do interior, com a ressalva de o município possuir mais de 500 mil habitantes ou ser polo geopolítico que atenda região com número significativo de habitantes e ter secretaria municipal de políticas para mulheres.

“Durante as explanações das cidades, percebemos que as políticas públicas e serviços oferecidos às mulheres de Rio Preto superam até mesmo de cidades maiores”, conta Maria Cristina.

A coordenadora da Frente Parlamentar pela Defesa da Vida e Proteção de Mulheres e Meninas é a deputada Beth Sahão.

Texto: Bianca Zaniratto/Secretaria de Comunicação