Secretária de Assistência Social participa de encontro em Ourinhos

O tema do Encontro foi Vigilância Socioassitencial junto com a proteção social e defesa dos direitos

15 de julho de 2019

A cidade de Ourinhos – SP, que fica cerca de 270 quilômetros de distância de São José do Rio Preto, convidou a secretária da pasta de Assistência Social para falar da experiência sobre Vigilância Socioassistencial.

O I Encontro de Vigilância Socioassistencial foi realizado hoje (12) e teve como tema central uma das principais funções do Sistema Único de Assistência Social – SUAS (lei federal 12.435 de 2011), junto com a proteção social e defesa dos direitos.

“Temos desenvolvido muitos trabalhos nessa área, e fazemos tudo com muito cuidado e carinho, e estarmos aqui hoje, é motivo de orgulho, porque assim, temos a certeza de que nosso trabalho está sendo bem feito e de que estamos no caminho certo”, afirma a secretária municipal de Assistência Social, Patrícia Lisboa.

As ações desenvolvidas pela secretaria de Assistência Social de Rio Preto, principalmente pelo departamento de Vigilância Socioassistencial já tem se destacado no cenário nacional por 3 anos consecutivos, tanto que foi premiada pela Secretaria Nacional de Assistência Social – Ministério da Cidadania.

“A presença da Vigilância Socioassistencial é fundamental, é por meio dela que conseguimos ter um olhar territorial diferenciado, dando significado aos espaços que são compostos por diferentes modos de relacionar, culturas e formas de convivência em que tudo isso compõe o reconhecimento de pensar e planejar as ações para a população de acordo com as especificidades de cada território”, explica Patrícia.

O I Encontro de Vigilância Socioassistencial de Ourinhos contou com a participação de 180 municípios da região, que puderam trocar experiências.

“Muito se avançou nesta área, contribuindo para o planejamento da política por meio de diagnósticos socioterritoriais, estudos e pesquisas, mas nada se compara a isso que tivemos hoje. Equipes de vários locais do país trocando experiências, de forma integrada”, encerra o secretário de Assistência Social de Ourinhos, Felipe Moreira Ramos e o diretor de Vigilância Socioassistencial também de Ourinhos, Felipe Ferreira Pinto.