Secretaria do Bem-Estar Animal é sancionada

Nova pasta vai incrementar políticas públicas voltadas à causa animal em Rio Preto

1 de setembro de 2022

A lei que cria a Secretaria do Bem-Estar Animal de Rio Preto foi sancionada na tarde desta quinta-feira, 1, pelo prefeito Edinho Araújo. O ato foi realizado no gabinete no prefeito e acompanhado por secretários e vereadores. A norma foi aprovada pela Câmara na sessão de terça-feira, 30.

Quem estará à frente da recém-criada pasta é a vereadora Cláudia De Giuli, que se afastará do Legislativo para comandar a secretaria. Além de coordenar os serviços hoje existentes no município, a secretaria deve incrementar as políticas públicas voltadas aos animais no município. Edinho ressaltou a conquista para a causa animal e destacou o ingresso de mais uma mulher no primeiro escalão.

“É uma honra ter sido convidada para ser a primeira secretária. A expectativa é reunir tudo o que já temos e fazer muito mais. Teremos verba própria a partir do ano que vem e funcionários concursados”, afirma Cláudia. A posse ainda não está marcada.

A Secretaria do Bem-Estar Animal será composta por 16 servidores, 13 dos quais serão concursados, entre veterinários, técnicos e agentes administrativos. Vai reunir os seguintes serviços: o Pet Park, Feiras de Adoção, castração em massa, recolha e tratamento de animais vítimas de maus-tratos e atropelados, além da parceria com o curso de medicina veterinária do Centro Universitário de Rio Preto (Unirp).

Em relação aos projetos, há a previsão de implementação do Hospital Veterinário, por meio do Programa Meu Pet, do governo do Estado. Nessa parceria, a prefeitura fornece a área e o Estado fica responsável pela construção predial e fornecimento de equipamentos. Também está prevista a edificação de um canil no Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Rio Preto.

Estavam presentes na cerimônia de sanção os secretários Aldenis Borim (Saúde), Fabiana Zanquetta (Educação), Jair Moretti (Governo), Jorge Luis de Souza (Desenvolvimento Econômico), Maria Cristina de Godoi Augusto (Mulher), Nicanor Batista (Semae), Ronaldo Adriano de Oliveira (subprefeito de Talhado) e Zeca Moreira (Gabinete). Do Legislativo, os vereadores Karina Caroline, Odélio Chaves e Paulo Pauléra marcaram presença.

Texto: Bianca Zaniratto/Secretaria de Comunicação
Imagens: Fabrício Spatti/Pref. Rio Preto