Secretaria do Bem-estar Animal tem sede na Vila Curti

Pasta organiza castração em massa para primeira quinzena de novembro

17 de outubro de 2022

A sede administrativa da recém-criada Secretaria do Bem-Estar Animal de Rio Preto funciona na Rua Ipiranga, 280, Vila Curti. Além da parte administrativa, a pasta vai gerenciar o serviço de castração fixo e a castração em massa, as feiras de adoção, recolha e tratamento de animais vítimas de maus-tratos e atropelamentos, em parceria com o curso de medicina veterinária do Centro Universitário de Rio Preto (Unirp), e o Pet Park.
De acordo com a Lei Complementar nº 691, de 31 de agosto de 2022, a secretaria “tem por finalidade a formulação, a articulação, a coordenação e o monitoramento, em todo o município, das políticas públicas de proteção animal, coordenando junto a todos os órgãos municipais e associações a propositura e a implementação de ações voltadas à saúde, à proteção, à defesa e ao bem-estar dos animais”. Antes, o serviço estava subordinado à Secretaria de Saúde.

“Agora estamos aqui para pensar e desenvolver políticas públicas exclusivamente voltadas para a causa animal. Começamos a olhar a legislação pertinente ao tema já aprovada no município para colocar em prática”, afirma a secretária Cláudia De Giuli, titular da pasta que, durante o mandato como vereadora, atuou fortemente em prol da causa animal.

Uma dessas normas institui o Registro Geral de Animais (RGA). De autoria de Cláudia e aprovada em 2017, a lei determina que proprietários de cães, gatos, equinos, muares e asininos devem registrar e identificar eletronicamente os animais sob sua responsabilidade. A ideia é ter um controle dos animais existentes na cidade e punir o tutor, em caso de abandono. “Semana passada tivemos uma reunião para tratar do assunto. Estamos levantando valores de chip, de programa para inserir os dados dos animais, tudo isso”, diz a titular da pasta.

Para a primeira quinzena de novembro, haverá mais uma castração em massa. Nessas ocasiões, os tutores são convocados previamente e orientados em relação ao preparo dos animais para o procedimento. “Temos um cadastro e vamos chamando. Não adianta chegar lá de última hora, pois o animal precisa ser submetido a um preparo”, afirma Cláudia.

Em relação aos projetos da nova secretaria, há a previsão de implementação do hospital veterinário, por meio do Programa Meu Pet, do governo do Estado. Anunciada em agosto do ano passado, a parceria prevê que o município forneça área e o Estado fique responsável pela construção predial e fornecimento de equipamentos. No local, serão oferecidos serviços gratuitos para cães e gatos, como consultas clínicas, cirurgias, exames de ultrassom, raios X e endoscopia, laboratório de análise clínicas, setor de urgência e emergência, além dos serviços de vacinação, castração e adoção responsável. Também está prevista a edificação de um canil no Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Rio Preto.

O telefone da Secretaria do Bem-Estar Animal é o (17) 35135050. O e-mail: secretariabemestaranimal@riopreto.sp.gov.br.

Texto: Bianca Zaniratto/Secretaria de Comunicação
Fotos: Fabrício Spatti/Pref. Rio Preto