Secretária do Bem-Estar Animal toma posse

Cláudia De Giuli se afasta das funções legislativas para comandar pasta voltada à causa animal

5 de setembro de 2022

A nova secretária do Bem-Estar Animal de Rio Preto, Cláudia De Giuli, foi empossada na tarde desta segunda-feira, 5, em cerimônia na Prefeitura. A criação da pasta foi aprovada na última sessão da Câmara e sancionada na quinta-feira, 1 de setembro. Acompanharam o ato secretários municipais, vereadores, parceiros do Executivo, representantes de entidades protetora dos animais e pessoas ligadas à causa.

A Secretaria do Bem-Estar Animal vai administrar o Pet Park, Feiras de Adoção, castração em massa, recolha e tratamento de animais vítimas de maus-tratos e atropelados, além de gerir a parceria com o curso de medicina veterinária do Centro Universitário de Rio Preto (Unirp).

A pasta recém-criada será composta por 16 servidores, dos quais 13 serão concursados, entre veterinários, técnicos e agentes administrativos. Além de Cláudia, tomaram posse os servidores comissionados Loren Gonçalves Franco e Arthur Rodrigues Silva.

O prefeito Edinho Araújo ressaltou o pioneirismo e a importância do ato para o incremento das políticas públicas voltadas à causa animal no município. “Com a secretaria, haverá mais atenção, mais carinho, mais políticas públicas para tratar os pequenos animais.”

Em relação ao orçamento, para este ano houve uma adequação da verba destinada à Diretoria do Bem-Estar Animal (Dibea) e, para 2023, a secretaria deve constar na Lei Orçamentária Anual (LOA). “A previsão é que aumentemos os atendimentos. Além dos serviços já prestados, queremos atuar no viés da educação, promover palestras para crianças, conscientizações e orientações”, disse Cláudia.

Estavam presentes na cerimônia de posse o vice-prefeito e secretário de Planejamento Estratégico, Orlando Bolçone, e os secretários Zeca Moreira (Gabinete), Jair Moretti (Governo), Fabiana Zanquetta (Educação), Kátia Penteado (Meio Ambiente e Urbanismo) e Nicanor Batista (Semae).

Do Legislativo, o presidente da Câmara, Pedro Roberto, e os vereadores Anderson Branco, Celso Peixão, Jean Charles, Jorge Menezes, Odélio Chaves e Paulo Pauléra marcaram presença. Diego Mahfouz Faria Lima, suplente de Cláudia na Câmara e que tomará posse nesta terça-feira, 6, também acompanhou o ato, assim como o presidente da subseção da OAB de Rio Preto e representante do Hospital Veterinário do Centro Universitário de Rio Preto (UNIRP), Henry Atique, parceiro da Prefeitura.

Texto: Bianca Zaniratto/Secretaria de Comunicação
Imagens: Fabrício Spatti/Pref. Rio Preto