Secretaria Estadual da Justiça entrega o Prêmio Comunidade Negra 2019

Lideranças negras de Rio Preto recebem troféu pela militância ativa

22 de março de 2019

Neste sábado, dia 23, lideranças da comunidade negra de Rio Preto vão a São Paulo para receber um troféu que homenageia pessoas engajadas na luta contra os crimes de racismo. O Prêmio Comunidade Negra 2019, outorgado pelo Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra, vai contemplar quatro rio-pretenses de notória militância contra o preconceito, o racismo, a discriminação social e outras atitudes que precisam ser eliminadas em prol de uma sociedade mais justa.

São: Maria Cecilia Nunes (presidente do Conselho Afro), Ivan Reis (educador e vice do Conselho Afro), Manoel Messias (professor e historiador) e Vera Galvão (educadora). O trabalho realizado por eles em 2018 foi avaliado pelo Conselho Estadual, resultando na premiação. Cada um desses conselheiros atua ativamente em seus ambientes de trabalho, nas escolas, espaços públicos, promovendo a capacitação de pessoas para uma mudança de comportamento em relação à população negra.

A cerimônia de entrega será das 9h30 às 13h no auditório Franco Montoro da Secretaria de Justiça e Cidadania, no Páteo do Colégio, 184, Sé, Capital. O evento é ligado à comemoração do Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial. Em Rio Preto, a data foi marcada com a palestra “Desigualdade não é bom para ninguém”, pelo professor de humanidades Vladimir Miguel Rodrigues, no auditório Juan Bérgua, no prédio da Prefeitura.

Além do Conselho Afro, a cidade de Rio Preto conta com a Secretaria Municipal dos Direitos e Políticas para Mulheres, Pessoas com Deficiência, Raça e Etnia, a cargo da professora Maureen Leão Cury, tendo o pastor Altair Pereira como responsável pelo setor Igualdade Racial.