Secretaria prepara candidatos para entrevistas de emprego

5º Balcão da Empregabilidade para PcD acontece nesta quinta-feira, dia 9, no IFSP

8 de novembro de 2023

Um dia para deixar toda a documentação em ordem e se preparar para a maratona de entrevistas. Assim foi o pré-balcão, nesta quarta-feira (8), com objetivo de atender os candidatos a uma vaga de emprego que pretendem participar do 5º Balcão da Empregabilidade para Pessoa com Deficiência. O evento acontece nesta quinta-feira, dia 9, das 8h às 13h, no campus de Rio Preto do Federal de São Paulo (IFSP)

A organização é da Secretaria da Mulher, Pessoa com Deficiência e Igualdade Racial de São José do Rio Preto, por meio do Departamento de Políticas para Pessoas com Deficiência, em parceria com a Associação de Reintegração Assistencial (ARA).

“A ideia do pré-balcão é auxiliar os candidatos quanto à documentação e à entrevista, fornecendo orientações de como se portar, o que não fazer, entre outras dicas. Também ajudamos com a atualização e impressão do currículo, para ficar tudo prontinho para o balcão”, conta a psicóloga Isabela Fernandes Navarrete. Durante o Balcão, a equipe da secretaria também vai prestar esse suporte para os candidatos.

Além de pesquisar previamente sobre as organizações, o candidato é orientado a falar sobre a deficiência durante a entrevista e conversar com o maior número de empresas possível. “Algumas empresas não divulgaram as vagas em aberto e sempre existe a possibilidade do cadastro reserva. Quando surgir uma vaga que se encaixe àquela pessoa, a empresa vai estar com a documentação daquele candidato e fica mais fácil entrar em contato”, diz Isabela. Também é recomendado chegar cedo, principalmente se o objetivo for participar de várias seleções.

Oportunidade

Nesta edição do balcão, serão 14 empresas participantes, além do Instituto de Reabilitação Lucy Montoro, com oferta de cursos profissionalizantes para PcDs. As organizações são das áreas da saúde, alimentação, energia renovável, telefonia, comunicação, além de uma usina e uma empresa que atua na terceirização de serviços, com vagas na área da educação.

Nathália Lami de Lima, 35 anos, está em busca de uma recolocação no mercado de trabalho e participou do pré-balcão, para tirar dúvidas sobre as empresas e o momento da entrevista. “O balcão é muito importante, pois nos traz novas oportunidades.” Ela já trabalhou em algumas empresas e na última, do setor alimentício, ficou por quatro anos.

O 5º Balcão da Empregabilidade para PcD é exclusivo para deficientes e, para participar, é preciso portar currículo atualizado e laudo caracterizador da deficiência. O candidato pode participar de quantas entrevistas desejar.

Serviços

5º Balcão da Empregabilidade para Pessoas com Deficiência de Rio Preto

Data: 9/11/23 (quinta-feira)
Horário: 8h às 13h
Local: IFSP Rio Preto
Endereço: Rua Dr. Eduardo Nielsen, 420, Jardim Congonhas
Mais informações: (17) 3222-2041 (17) 99243-1596 emprego.pcd@riopreto.sp.gov.br

Texto: Bianca Zaniratto/Secretaria de Comunicação
Foto: Fabrício Spatti/Pref. Rio Preto