Semas realiza atividade no Sesc sobre Combate ao Abuso e Exploração Sexual

A Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), em conjunto com o Sesc, promove […]

14 de maio de 2019

A Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), em conjunto com o Sesc, promove atividades nesta quinta-feira (16/5), das 14h às 16h, para 110 adolescentes e jovens atendidos no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) dos 13 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Convivência da Juventude (CCJ).

Haverá uma roda de conversar com o tema do evento é “Corpo Alvo, Corpo Coletivo”, seguido por Palco Livre – Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O objetivo é promover momentos de reflexão e o fortalecimento de vínculos dos jovens, prevenindo situações de risco social, bem como fomentar o diálogo, a participação, a cidadania, por meio de roda de conversa, trocas de experiências e apresentações culturais valorizando o debate e a criticidade.

Nesse ano, o tema “Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” está sendo marcado com ações contínuas, nas quais a discussão e a reflexão sobre as violências sofridas se apresentam de diversas formas, assim como a estigmatização, a marginalização e minorização de quem sofre a violência. Nos debates, o jovem traz a fala sobre os assuntos como o genocídio da juventude negra, o controle dos corpos, consentimento, identidade e possibilidades que surgem por meio do coletivo. Assim, há a oportunidade de desenvolver estratégias de prevenção.

Durante o Palco Livre, o espaço poderá ser utilizado para expressão e manifestação artística, com leitura de poesia pelo jovem Ruan Roberto, do CRAS Novo Mundo, leitura de poema e apresentação de balé, feita pelos jovens do CCJ.