Seminário de Boas Práticas reúne mais de 3 mil profissionais da Educação

Foram 97 projetos inscritos, sendo selecionados quatro para apresentações orais, além de trabalhos expostos em banners

26 de outubro de 2023

O Seminário de Boas Práticas da rede municipal de Educação de Rio Preto, que começou em 2022, se consolidou com a edição deste ano com a presença de mais de 3 mil profissionais no Complexo Swift de Educação e Cultura. Foram 97 projetos inscritos, sendo selecionados quatro para apresentações orais, além de trabalhos expostos em banners.

Na segunda-feira, dia 23, a Secretaria Municipal de Educação (SME) promoveu o 4° Seminário de Boas Práticas da Educação Infantil, voltado para os professores, gestores da rede e convidados. Foram discutidos temas específicos para creches que trabalham com bebês de 0 a 3 e pré-escola com crianças de 4 e 5 anos. O evento também reuniu as creches parceiras, com os seus professores.

Na terça-feira, dia 24, ocorreu o 3° Seminário de Boas Práticas do Ensino Fundamental, que trabalha com alunos do 1º ao 9º ano. Todas as escolas do Fundamental, professores e gestores foram convidados, além dos representantes das OSCs (Organização da Sociedade Civil parceiras da SME) – cada organização com dois professores representantes.

“Foi um espaço extremamente importante para compartilhar as boas práticas consolidadas na rede, complementando o processo de formação. Propiciar essa valorização do professor é algo primoroso. Esses espaços precisam ser ampliados”, diz a supervisora de ensino, Patrícia Sasaki Neves Fraga.

Para o supervisor de ensino da SME, Ricardo Martins, “o seminário foi importante para evidenciar o fortalecimento do trabalho e a troca de experiências dos profissionais da rede, promovendo intercâmbio entre professores e especialistas da educação da rede municipal, oportunizando exposições de apresentações orais e banners. As práticas apresentadas contextualizaram os conteúdos desenvolvidos nos encontros de capacitação dos professores”.

Segundo o supervisor Ricardo Martins, o seminário “propiciou um espaço privilegiado de reflexões sobre as práticas pedagógicas, em um local cuidadosamente preparado e que se tornou a casa da formação continuada dos profissionais da educação, o complexo a Swift de educação (teatro Paulo Moura, e suas salas anexas), a fim de contribuir para a melhoria do sistema educacional. O segundo ano após a pandemia acabou apontando para diagnósticos e desafios educacionais a serem enfrentados”.

Texto: Cristiano Furquim / Secretaria de Educação
Foto: Fabrício Spatti/Secretaria de Comunicação