Servidores poderão retirar Certidão de Contribuição na RioPretoPrev

Pedido antes deveria ser feito apenas no INSS

1 de outubro de 2019

Os servidores da Prefeitura de Rio Preto agora não precisam mais buscar as agências do INSS da cidade para solicitar a Certidão de Tempo de Contribuição, esse pedido pode ser feito na própria RioPretoPrev, facilitando a agilizando a emissão do documento.

No final do ano passado, a  RioPretoPrev firmou um Acordo de Cooperação Técnica com o Instituto Nacional do Seguro Social – INSS com objetivo de permitir que os pedidos de certidão de tempo de contribuição – CTC – sejam realizados diretamente no atendimento da RioPretoPrev, sem necessidade de o servidor se deslocar até a agência do Instituto Nacional do Seguro Social.

Essa certidão é documento obrigatório para realização da chamada contagem recíproca, que é utilização do tempo de atividade privada ou pública exercida no regime CLT na aposentadoria concedida previdência municipal.

Para requerer a certidão de tempo de contribuição do INSS, o servidor deverá comparecer na RioPretoPrev, das 8h às 14h, portando o original dos seguintes documentos:

• Apresentar “DECLARAÇÃO DIVERSA” do órgão de lotação (Requerer pelo Servidor Online, colocando na observação ao fazer o requerimento: “Para fins de pedido de Certidão de Tempo de Contribuição junto ao INSS” (buscar no 3º andar da Prefeitura, quando estiver pronta);
  • Comprovante de endereço;
  • R.G. (verificar se está atualizado conforme Certidão do Cartório);
  • C.P.F.;
  • Certidão de Casamento/Nascimento;
  • Carteira de Trabalho e Carnês;

Durante o atendimento, os documentos serão digitalizados e o pedido será encaminhado ao INSS.

O serviço é exclusivo para os servidores públicos do Município de São José do Rio Preto.