SMTE promove formação para Garçom

Curso terá duração de dez dias e visa atender demandas do mercado da cidade e região

11 de fevereiro de 2019

A Secretaria Municipal do Trabalho e do Emprego de Rio Preto (SMTE) abre nesta semana, a partir de quarta-feira (13), as inscrições para o curso profissionalizante de garçom – segundo a ser promovido gratuitamente pela pasta neste ano.

O curso segue a proposta de oferecer oportunidade de qualificação profissional imediata para pessoas que precisam ser recolocadas no mercado e trabalho e/ou buscam geração de renda de forma autônoma.

“O critério de escolha dos cursos tem a ver, também, com as necessidades do mercado local. No caso de Rio Preto, que tem forte atuação no setor de serviço, incluindo negócios de turismo, por exemplo, é recorrente a procura por profissionais capacitados para trabalhar em restaurantes”, comenta o secretário do Trabalho e do Emprego, Edemilson Favaron.

As aulas do curso de garçom estão previstas para serem realizadas de 1º a 12 de abril, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, em local a ser definido.

São oferecidas 20 vagas, para pessoas de ambos os sexos, a partir de 16 anos de idade, residentes em São José do Rio Preto, que esteja cursando ou tenham concluído Ensino Médio.

As inscrições devem ser feitas pelo site www.riopreto.sp.gov.br/balcaoempregos, em INSCRIÇÕES EM CURSOS. É necessário que o candidato realiza cadastro no Balcão de Empregos. Outras informações podem ser obtidas pelo (17) 3211-4950.

Qualificação profissional
A Secretaria do Trabalho e do Emprego formou, na semana passada, turma do curso de Eletricista Residencial, da qual participaram vinte pessoas, num total de 80 horas entre aulas teóricas e práticas, realizadas de 21 de janeiro a 6 de fevereiro.

Ao longo de 2018, a pasta promoveu 13 qualificações profissionais, nas áreas de: Assentador de Portas; Assistente de Recursos Humanos; Auxiliar Administrativo; Auxiliar de Escritório; Costura Industrial; Frente de Trabalho; Informática Básica; Operador de Empilhadeira; Pintor; Recepção; Time do Emprego, incluindo a formação de jovens aprendizes por meio da ARPROM (Arprom Associação Riopretense de Promoção do Menor) e da Fulbeas. Ao todo, foram 980 vagas ofertas gratuitamente à população rio-pretense.

Marcella Moreira com colaboração de Shayla Silva