Taxa de pós-utilização começa a ser cobrada na segunda-feira

Com o pagamento, usuário que não ativou o tíquete terá opção de validar a placa e evitar multa

2 de agosto de 2019

Após 25 dias de testes e intensa campanha de orientação no Centro e no bairro Redentora, inicia-se nesta segunda-feira, 5/8, a cobrança da pós-utilização – ferramenta que permite ao usuário notificado por falta de tíquete ativo regularizar a situação e evitar a multa de R$ 195,23.

Antes de gerar a pós-utilização, os fiscais do estacionamento rotativo vão emitir um aviso de tolerância de cinco minutos que é afixado no para-brisas do veículo. O sistema também gera um aviso no aplicativo e por e-mail (para os usuários cadastrados no sistema digital).

A pós-utilização custará o equivalente a três vezes o valor regular do tempo máximo de permanência nas vagas, ou seja, R$ 12 no Centro e R$ 18 no bairro Redentora.

Após serem notificados os motoristas terão prazo de duas horas úteis para pagar pós-utilização. Esse valor poderá ser pago pelo site, pelo aplicativo E-Digital ou em um dos cinco pontos de atendimento da Emurb (Poupatempo, Mercadão, Guichê de Informações da Rodoviária, Guichê na Praça Rui Barbosa e Secretaria de Trabalho e Emprego – Rua Ondina, 216, Redentora).

Desde o início do mês os usuários da Área Azul Digital, contam com a possibilidade de fracionar o uso das horas adquiridas pelo aplicativo E-digital.

Do dia 10 de julho até hoje, mais de 17 mil usuários já foram orientados sobre a pós-utilização. A Emurb disponibilizou funcionários para orientar os motoristas, além de outdoors, faixas e folderes com a explicação.

Os agentes da GCM estão autorizados a multar os motoristas que não retirarem o veículo da vaga após o tempo regulamentado. No comprovante gerado pelo fiscal, constam orientações para que o veículo seja retirado da vaga após transcorrido o tempo do tíquete, assim como um alerta para a possibilidade de autuação.

Usuários do sistema E-Digital (App e Portal) serão notificados sobre o tempo de tolerância e sobre a emissão de pós-utilização via e-mail e aplicativo. Também serão colocadas versões imprensas dessas notificações no para-brisas dos carros.

Fracionamento

O fracionamento das horas para estacionar na Área Azul está funcionando conforme o esperado.

De acordo com o presidente da Emurb, Rodrigo Juliano, mais de 2 mil pessoas por dia utilizam as horas fracionadas.

Com o fracionamento, o motorista que precisa estacionar por um curto período, poderá utilizar apenas uma hora, pelo custo de R$ 2, para deixar o carro na vaga do rotativo. Além disso, o acionamento só poderá ser feito por aplicativo, pelo Portal do Cidadão, em um dos pontos de venda (credenciados e próprios da Emurb) ou ainda com qualquer um dos fiscais de rua.

“O Estacione Digital é uma solução completa que está sendo desenvolvida em etapas para que o usuário tenha tempo de se adaptar a cada uma delas. Nessa, vamos liberar a compra fracionada e iniciar os testes da pós-utilização. O tíquete de uma hora vai favorecer a todos os usuários e incentivar ainda mais a rotatividade”, disse o presidente da Emurb, Rodrigo Juliano.

Estacione Digital chega a 24,1 mil usuários

Lançado em fase de testes em 4 de dezembro do ano passado, o sistema Estacione Digital (E-Digital) já atende a 24.114 usuários do estacionamento rotativo de Rio Preto. Neste período foram compradas mais de 159 mil horas das quais 127 mil foram utilizadas.

Após a possibilidade de fracionamento os usuários adquiriram 52 mil horas, sendo que 14 mil foram fracionadas em 1 hora.

O E-digital não é apenas um aplicativo para celular. O App é uma das ferramentas de um sistema integrado de gestão de estacionamento rotativo que inclui pontos de venda informatizados, vendas pelo Portal da Prefeitura, compra por cartão de crédito e boleto bancário, multiplicando as opções para o cidadão.

Esse sistema foi desenvolvido e vem sendo aperfeiçoado pela Empro Tecnologia e Informação, que dedicou horas de trabalho de seus profissionais, com base nas necessidades apontadas pela Emurb (Empresa Municipal de Urbanismo) e pelos usuários do sistema.