Trânsito inicia fase educativa das lombadas eletrônicas do Anel Viário

Período também serve para testes e avaliações técnicas; por ora, não haverá autuações

23 de outubro de 2023

A Secretaria de Trânsito e Transportes de Rio Preto deu início nesta segunda-feira, dia 23, à fase educativa das lombadas eletrônicas instaladas ao longo do Anel Viário J. Hawilla. O objetivo desses equipamentos é proteger os pedestres em áreas consideradas de risco.

Os endereços escolhidos – 25 no total – têm histórico de acidentes ou contam com fluxo relevante de pessoas atravessando a via. São saídas de escolas, de condomínios, de grandes estabelecimentos comerciais (como supermercados), cruzamentos com baixa visibilidade ou próximos a ciclovias e pistas de caminhada.

Os equipamentos foram instalados ao longo deste ano pelo Detran – que levou em conta estudos técnicos da própria secretaria – e agora estão sendo entregues ao município. Com isso, caberá à administração municipal operar o sistema e, futuramente, registrar as autuações.

“Esse momento serve para os motoristas se acostumarem com os pontos de fiscalização e, ao mesmo tempo, para a secretaria avaliar a adequação da velocidade máxima escolhida e o comportamento do trânsito nesses locais. Além de ser educativa, é uma fase de ajustes técnicos”, explicou Williams Caires, assistente de projetos da secretaria.

A Secretaria ainda definirá e divulgará previamente a data para início das autuações, mas informa que a fase educativa será superior há trinta dias. “É importante o motorista entender que as demais fiscalizações continuam, como o radar móvel e as abordagens da Guarda Civil Municipal e da Polícia Miliar em atividade delegada. Alertamos que é fundamental respeitar a velocidade máxima permitida sempre e em toda a cidade, antes mesmo do início das autuações nas lombadas eletrônicas. O objetivo do Município não é multar, mas educar e orientar”, alertou o secretário de Trânsito e Transportes, Amaury Hernandes.

Confira a localização das lombadas eletrônicas do Anel Viário J. Hawilla

Texto: Ademir Terradas/Secretaria de Comunicação