Trem Caipira vai homenagear as mães com duas viagens especiais em maio

Pela primeira vez, desde dezembro de 2017, quando o projeto Cultura Trem Caipira foi retomado, o trem fará duas viagens no mesmo mês

18 de abril de 2019

A Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo, realiza duas viagens especiais no mês de maio para homenagear as mães.

Pela primeira vez, desde dezembro de 2017, quando o projeto Cultura Trem Caipira foi retomado, o trem fará duas viagens no mesmo mês.

“É uma data muito especial e precisamos fazer a comemoração em grande estilo”, afirmou o secretário.

As viagens especiais serão realizadas nos dias 11 de maio, véspera do Dia das Mães, e no dia 26 de maio. Por este motivo a viagem que seria realizada no último domingo de abril foi transferida para o dia 11 de maio.

“Fizemos uma articulação com a Rumo para conseguir essa data extra e conseguimos a autorização. Não é algo simples, precisamos de autorização da empresa e da ANTT para conseguir alterar essa programação. Mas, as mães merecem nosso esforço”, afirmou o secretário.

O Trem Caipira já fez 15 viagens, transportando mais de 1,3 mil passageiros de 20 cidades diferentes. O esquema é esse: 50 passageiros vão de trem para o distrito e 50 vão de ônibus. Na volta, sempre às 13h, é o inverso: quem foi de trem, volta de ônibus.

Na Estação de Rio Preto, o turista pode conhecer a exposição do Clube de Ferromobilismo e degustar os famosos docinhos de Schmitt. Lá no distrito, nova degustação de doces e uma visita ao Memorial Caipira, na própria estação.

O trem parte de Rio Preto às 8 horas com destino a Schmitt e a viagem dura em média 40 minutos.

O trem

O Trem Caipira é um VLT – Veículo Leve sobre Trilhos – composto por um veículo motriz com capacidade para 28 passageiros sentados, mais um cadeirante, e o reboque com capacidade máxima para 32 passageiros sentados.

Ao todo serão 100 passageiros que se inscreveram previamente para a viagem. Para que mais pessoas façam o percurso, a viagem foi dividida em duas etapas: quem for com o trem da Estação de Rio Preto para Engenheiro Schmitt voltará com o ônibus, e quem for de ônibus voltará de trem.

Os passageiros do passeio se inscreveram na Secretaria de Desenvolvimento Econômico. As viagens já estão agendadas até dezembro, sempre no último domingo de cada mês, com exceção da viagem de maio. Outras informações na Secretaria através do telefone 3203-1152.