Três novas empresas conquistam certificação do SIM

Reconhecimento de sanidade no processamento de alimentos permite expansão de mercado

15 de fevereiro de 2022

Mais três empresas rio-pretenses acabam de receber novos registros do SIM – Serviço de Inspeção Municipal, que certifica a conformidade do processamento de alimentos de origem animal com os parâmetros do SIF – Serviço de Inspeção Federal.

Um dos negócios certificados é o da empresa Tchemarão, que beneficia camarões para comercialização de empanados em supermercados, restaurantes e bares.

“Viemos para Rio Preto em 2014 e desde então trabalhamos no setor de alimentação. Com a remodelação do SIM, enxergamos uma oportunidade valiosa para aprimorar nossa produção e expandir nosso mercado”, conta o sócio proprietário Elison Cescon. A empresa de pescados tem capacidade de produzir 200kg de camarões empanados por dia.

A outra empresa recém contemplada com o selo do SIM é a Seiva das Flores, que trabalha com produtos de apicultura, como mel, pólen e geleia real. Por dia, o volume de produção é de 250kg de alimentos. Ao longo do processo para obtenção do certificado, uma unidade de beneficiamento foi construída para garantir segurança e qualidade aos produtos. Com isso, os empresários esperam, em breve, poder comercializar seus produtos via e-commerce para todo o país.

A terceira empresa certificada pelo SIM é a Queijo d’Casa, que se dedica à produção de queijo minas frescal, da criação de rebanho leiteiro ao produto final. Seguindo o perfil das demais empresas, tem formação familiar e está no mercado há 15 anos. A Queijo d’Casa tem produção diária de 25kg de alimento.

Em janeiro deste ano, outras três empresas receberam os primeiros certificados: Munhoz Alimentos, Melbee e Frigo 2L.

Além de garantir maior qualidade à produção local, a iniciativa abre possibilidades para que as empresas certificadas comercializem seus produtos em todo o território nacional. Isso porque São José do Rio Preto está no processo de adesão ao SISBI – Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal.

Em dezembro de 2021, a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, responsável pelo SIM, encaminhou plano de trabalho e solicitação de auditoria para equivalência do serviço de inspeção e adesão ao SISBI. Assim, ao garantir a adesão, as empresas estarão automaticamente liberadas a comercializarem seus produtos para além dos limites municipais.

“Toda a estruturação do serviço de inspeção municipal está concluída, abrangendo composição de equipe, revisão e adequação da legislação municipal à legislação federal, adequação de infraestrutura, aquisição de mobiliário e equipamentos de análise”, confirmou o secretário de Agricultura e Abastecimento, Pedro Pezzuto.

A etapa final será a realização de uma auditoria, prevista ainda para o primeiro trimestre deste ano. Atualmente, apenas 23 municípios e quatro consórcios municipais têm o SIM vinculado ao SISBI.

Processo de adequações

Para solicitar adesão ao SISBI, o Sistema de Inspeção Municipal (SIM) passou por uma série de adequações, dentre elas a sua transferência da área da Saúde para de Agricultura e Abastecimento, integrando as políticas públicas de segurança alimentar e nutricional.

“Dispomos de normas, protocolos, infraestrutura laboratorial e corpo técnico para realizar o processo de credenciamento das empresas que processam alimentos de origem animal. Além de fiscalizar, oferecemos apoio para que os produtores se adéquem aos padrões higiênico-sanitários exigidos nacionalmente”, comenta o médico veterinário Izalco Nuremberg, responsável pelo SIM.

O SIM e seus parceiros Sebrae e Senai também realizaram o curso ‘Boas práticas de fabricação e higiene sanitária’, capacitação gratuita faz parte do programa de autocontrole exigido das empresas em transição para obter a certificação.

Expectativas

Outras empresas estão em processo para obtenção de registro pelo SIM.

MM Pururuca – produto cárneo suíno (pururuca), com capacidade de 50dg/dia

Linguiça Flores – produto cárneo suíno (linguiça frescal), com capacidade de 400kg/dia

Casa de carnes da Mamãe – produtos cárneos bovino, suíno e aves (kaftas congeladas) –, com capacidade de 400kg/dia

Casa de Carnes 2 Irmãos – produto cárneo bovino (hambúrguer congelado), com capacidade de 400kg/dia

Frigo Eldorado – produtos cárneos bovinos (cortes bovinos), com capacidade de 2.800kg/dia.

Estima-se que cerca de 40 empresas agroindustriais de Rio Preto tenham potencial de certificação pelo SIM e, consequentemente, alcançada a correspondência ao SISBI, de expansão de fronteiras de mercado.

Marcella Moreira