UBS Jaguaré implementa projeto-piloto na odontologia

Método da lateralidade foi adotado nos consultórios da unidade

21 de fevereiro de 2019

A Unidade Básica de Saúde do Jaguaré iniciou um projeto-piloto para o atendimento odontológico. Trata-se do método da lateralidade, no qual a tradicional cadeira reclinável dá lugar a um modelo que se assemelha a uma cama, com posição horizontal, propiciando mais segurança e conforto ao paciente e ao profissional.

A técnica foi implementada com objetivo de otimizar e ampliar o atendimento odontológico nas unidades que registrem grande demanda no setor, ao mesmo tempo que não possuam espaço físico para a instalação de um consultório odontológico tradicional, com atendimento exclusivo dos dentistas. Neste formato, a sala é multiprofissional.

“A grande surpresa foi a aceitação dos profissionais que passaram por treinamento para esta nova forma de atendimento, em que o posicionamento do dentista fica de frente para o paciente. Ao mesmo tempo, tivemos a boa aceitação dos pacientes”, afirmou a gerente de Saúde Bucal do município, Ana Maria Pranke. Para a gerente, esta forma de atendimento é mais humanizada. “É muito comum as pessoas terem medo de ir ao dentista. Esse tipo de repulsa é problemática, pois o paciente com medo vai pouco ao dentista, o que prejudica a sua saúde bucal”, completou.

A técnica da lateralidade possibilita o livre movimentar do profissional nas extremidades. Nesse sistema, a cuspideira pode ser eliminada, pois o sugador já recolhe toda a saliva, evitando o mal estar gerado pelo contato visual com o acessório. Além disso, objetos, materiais e saliva não escorrem para o fundo da garganta, evitando acidentes e não causando sensação de afogamento. A posição de lado proporciona maior conforto para o usuário. No novo modelo, o paciente tem a cabeça ancorada por uma almofada higienizável, além de se manter durante o tratamento abraçado a uma almofada e com as pernas protegidas pelo terceiro travesseiro, também higienizáveis.

As gestantes podem ser atendidas sem risco de hipotensão arterial por compressão da veia cava. Os obesos podem ser atendidos confortavelmente, pois a cama odontológica suporta até 250 Kg. Os odontofóbicos (pessoas que temem tratamentos dentários) não se sentem amedrontados ao entrarem no Quarto Clínico Odontológico. A técnica também permite que crianças sejam atendidas deitadas com os pais, caso haja necessidade.

Para os profissionais, a técnica garante conforto e praticidade.

Letícia Greco