Usuário de celular pré-pago poderá ter linha bloqueada se não fizer recadastro

Consumidor deve fazer a atualização dos dados em sua operadora de telefonia contratada até o dia 18 de novembro

11 de novembro de 2019

Um projeto da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para a criação do cadastro nacional de usuários dos serviços de celulares pré-pagos está movimentando as operadoras de telefonia de todo o país. O consumidor que receber ligações ou mensagens de texto da operadora, informando sobre a atualização de dados, deverá realizar seu recadastramento até o dia 18 de novembro ou poderá ter sua linha telefônica pré-paga cancelada.

A partir de janeiro do ano que vem, os usuários das linhas móveis pré-pagas poderão consultar os números telefônicos ativos cadastrados em seu CPF e identificar se há a utilização indevida de seus dados em outros cadastros.

O diretor do Procon Rio Preto, Prof. Arnaldo Vieira, orienta sobre a importância do recadastramento nas operadoras. “O objetivo dessa campanha de atualização das informações fornecidas pelos usuários é evitar que linhas telefônicas sejam cadastradas com dados indevidos. Fazendo isso, será mais fácil evitar eventuais fraudes e o uso inadequado de CPF de terceiros”. O consumidor que não reconhecer o uso da linha ativa registrada em seu CPF deverá entrar em contato com a operadora e informar o ocorrido.

Os clientes poderão tirar suas dúvidas sobre o procedimento através dos canais de atendimento de cada operadora, também disponibilizados pela Anatel. Para obter mais informações basta acessar o site www.anatel.gov.br/dados/cadastro-pre-pago.