Vigilância Ambiental promove ação para conscientizar sobre arboviroses

Equipe fica no Shopping Plaza Avenida nesta quarta e quinta-feira

8 de novembro de 2023
Minifeira de Educação em Saúde Ambiental está montada em frente ao Centro Médico de Especialidades
Minifeira de Educação em Saúde Ambiental está montada em frente ao Centro Médico de Especialidades

A Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Ambiental, montou uma minifeira de educação em saúde ambiental no Shopping Plaza Avenida, para conscientizar a população quanto às formas de prevenção e combate às arboviroses, doenças transmitidas pela picada de mosquitos.

A minifeira está montada em frente ao Centro Médico de Especialidades, com funcionamento nesta quarta-feira e quinta-feira, 8/12 e 9/12, das 10h às 16h. No local, os visitantes poderão conhecer mais sobre o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela, e também sobre o escorpião.

Além disso, serão distribuídos panfletos com orientações para os cuidados dentro de casa e caça-palavras para crianças. “Esta é a terceira ação do ano em parceria com os shoppings de Rio Preto. As duas primeiras foram muito positivas, e, por isso, estamos repetindo, para trabalhar com a conscientização de forma rotineira”, afirmou a gerente da Vigilância Ambiental, Camila Santana.

Dengue
Este ano (de janeiro a outubro), Rio Preto contabiliza 14.747 notificações por dengue, das quais 8.417 foram confirmadas, 5.674 descartadas e 656 em investigação. O município registrou duas mortes pela doença, ocorridas nos meses de maio e junho. A área de abrangência com maior número de casos é o Estoril, com 1.718, seguida do São Francisco, com 1.407.

Escorpião
Os acidentes com escorpiões em residentes de Rio Preto chegaram a 1.247. Os dados são de janeiro a outubro deste ano. Não houve óbitos.

Chikungunya
Outra doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti é a Chikungunya, que foi confirmada em 15 das 59 notificações recebidas pela Vigilância Epidemiológica de Rio Preto este ano.

Serviço
Minifeira de Educação em Saúde Ambiental
Local: Plaza Avenida Shopping
Data: 8/12 e 9/12
Horário: das 10h às 16h

Texto: Letícia Greco/Secretaria de Comunicação Social
Foto: Divulgação