Zoológico passa a ser monitorado 24 horas por dia

Projeto de monitoramento por câmeras é concluído e além do Zoo, Represa e Viveiro são vigiados

4 de maio de 2020

A Prefeitura de São José do Rio Preto concluiu, na última semana, a implantação de câmaras de videomonitoramento no Zoológico Municipal. O projeto de instalação da infraestrutura e do sistema, começou em agosto do ano passado. Iniciado pelas áreas do Parque da Represa (Lago II) e Viveiro Municipal, a última etapa foi concluída agora com o projeto do Zoológico, o mais complexo de ser instalado, por ser uma área de mata e por contar com maior número de câmeras, 19.

Sistema integrado

Todo o sistema de espaços e instituições coordenados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, integrando Viveiro, Represa e Zoológico possui 31 câmeras, já está em operação e é monitorado por meio da Central de Monitoramento, sob responsabilidade da Guarda Civil Municipal (GCM). A Central fica no Parque Tecnológico e funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

Estão envolvidas no projeto além do Meio Ambiente e Urbanismo, as secretarias de Obras; Planejamento, Ciência, Tecnologia e Inovação; Fazenda e Trânsito por meio da GCM (Guarda Civil Municipal), além da empresa pública municipal, Empro Tecnologia e Informação. No projeto, o Viveiro Municipal recebeu três câmaras, a Represa Municipal, 9 e o Zoológico outras 19 unidades, totalizando as 31.

Segurança

O monitoramento por câmeras nestes locais é uma reivindicação antiga dos munícipes, e que traz segurança ao patrimônio público e ao meio ambiente. Nas áreas do Viveiro e, em especial, da Represa, o sistema já possibilitou diversos flagrantes de crimes como abandono de animais e danos contra o patrimônio.

Já no Zoológico, para a secretária de Meio Ambiente, Kátia Penteado além da segurança é geral, é possível em monitorar e inibir frequentadores pulem as grades de afastamento e possa ter contato com algum animal que proporcione risco, para a pessoa ou para o animal. “Exemplos disso são as jaulas de feras como o leão e de grandes animais que ficam em espaços mais abertos, como os hipopótamos. O monitoramento também deve inibir ou flagrar qualquer ação de visitantes que joguem alimentos ou objetos nos espaços dos animais, o que é proibido”, ressalta a secretária.

Das 19 câmeras instaladas no Zoo, quatro estão na área da entrada dos visitantes e outras 15 câmeras espalhadas em todo percurso da área de visitação como setores dos primatas, leão, anta, serpentário, macacos, entre outros e também na área administrativa e clínica dos animais.

Atualmente o Zoológico conta com 224 animais no plantel de 78 espécies diferentes. Além destes, o local recebe animais resgatados pela Polícia Militar Ambiental e Ibama para tratamento, reabilitação e posterior soltura. Só neste ano foram cerca de 350 animais tratados no local.

Monitoramento

A obra foi executada de maneira coordenada com a Prefeitura, por meio de equipes próprias e terceirizadas para causar o menor impacto possível, já que os locais se tratam de áreas verdes, bastante arborizadas e com presença de animais. O investimento total foi de cerca de R$500 mil, incluindo infraestrutura e equipamentos.

Para a GCM, cada câmera diminui a necessidade de homens na rua e melhora a efetividade das abordagens, além de facilitar o reconhecimento das pessoas envolvidas em atos de vandalismo e crime de maus tratos aos animais. O monitoramento será feito pela guarda por uma central 24h que está sendo ampliada e que vai garantir uma resposta rápida com viaturas, bikes, no local em que a ocorrência acontece.

O diretor da GCM, Sílvio Pedro da Silva explica que monitoramento por meio de câmeras é mais eficiente, pois por meio dele é possível “estar” em vários locais do Zoológico ao mesmo tempo. A qualidade da imagem permite identificar ações com precisão. A câmera PTZ gira 360º, um dos modelos implantados, consegue captar cenas e pessoas com mais riqueza de detalhes.” Nossa central funciona 24h, como nossos guardas atentos para que seja flagrada qualquer anormalidade no local. Caso aconteça alguma irregularidade, a Central de Monitoramento nos comunica e enviamos imediatamente uma viatura até o Zoológico”, conclui.

Josy de Sá