E-digital chega à marca de 100 mil usuários, aliando tecnologia e praticidade

Sistema que facilita a utilização do estacionamento rotativo em Rio Preto foi lançado em dezembro de 2018

10 de fevereiro de 2021

O sistema Estacione Digital (E-digital) ultrapassou nesta quarta-feira (10/2) a marca de 100 mil usuários ativos. Às 9h30, já havia 100.208 cidadãos cadastrados no sistema. Lançado em dezembro de 2018, o E-digital modernizou e facilitou o serviço de estacionamento rotativo em Rio Preto, permitindo inclusive a compra e utilização remota de créditos.

Anteriormente, o serviço era controlado apenas por meio da utilização de cartões físicos, vendidos por fiscais ou em pontos credenciados. Os tíquetes em uso precisavam ficar em local visível no veículo para conferência. A implementação do Estacione Digital permitiu ampliar as maneiras de ativar créditos de estacionamento rotativo, trazendo mais praticidade aos usuários, que nem sequer precisam estar perto do veículo para utilizar o serviço.

O sistema foi desenvolvido em parceria por duas empresas municipais: Emurb (Empresa de Urbanismo de Rio Preto) e a Empro Tecnologia e Informação. Nos locais onde há estacionamento rotativo, os usuários podem fazer a compra de créditos avulsos em dinheiro diretamente dos fiscais, que agora têm a capacidade de imprimir o tíquete já com a hora, a validade e a placa do carro. Esse tíquete impresso não precisa nem mesmo ser colocado no veículo, pois a placa e a validade do crédito em utilização já ficam inseridos no sistema.

Mas a grande funcionalidade Estacione Digital está no emprego da tecnologia: os usuários que se cadastram na plataforma podem adquirir créditos e fazer a ativação do serviço por meios digitais. O E-digital pode ser acessado pelo portal da Prefeitura de Rio Preto (www.riopreto.sp.gov.br), na aba “Utilidade Pública”, ou por meio de aplicativo de celular, disponível para dispositivos Android e iOS.

Desde a implantação do sistema, o volume de transações digitais já alcançou cerca de 3 milhões de horas. Atualmente, 60% das horas utilizadas no Estacione Digital são ativadas pelo aplicativo e, entre os meios digitais, o site atende por outros 2%. Os fiscais fazem a ativação de 20% das horas; 10% são realizadas nos pontos de venda da Emurb e 7% nos pontos do comércio. O antigo talão corresponde a apenas 1% das ativações.

Cadastro

Antes da primeira utilização da plataforma, é preciso preencher um cadastro. O usuário então deve registrar o veículo para o qual quer utilizar o serviço. A partir daí, é possível adquirir créditos que ficam disponíveis no sistema. O usuário, então, vai ativando esses créditos conforme utiliza o estacionamento rotativo, em tíquetes fracionados de uma ou duas horas. No bairro Redentora, há a possibilidade de ativar e ficar na vaga por três horas.

O sistema digital oferece ainda outra vantagem: o usuário é notificado por e-mail e pelo aplicativo caso não tenha feito a ativação do tíquete. Assim, ele pode efetivar a ativação de maneira remota, dentro do prazo de tolerância de cinco minutos após o envio da notificação, evitando ficar sujeito a multa de R$ R$ 195,23 e aplicação de 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Pós-utilização

Outra forma de evitar a aplicação de multa por desrespeitar o estacionamento rotativo é o pagamento de taxa pós-utilização, implementada em agosto de 2019. Passado o prazo de cinco minutos de tolerância, o usuário recebe um novo aviso, por e-mail e no aplicativo, informando sobre a pós-utilização, que deve ser paga em até duas horas úteis após a notificação. A taxa de pós-utilização é equivalente ao valor pago pelo tempo máximo de estacionamento no local, multiplicado por três. Portanto, a pós-utilização sai por R$ 12 na maior parte das áreas cobertas pelo serviço e por R$ 18 para as vagas na Redentora.

Novidades

O diretor-presidente Emurb, Rodrigo Juliano, diz que algumas inovações estão previstas ainda para este ano. “Vamos implantar máquinas nos pontos de venda, para permitir a emissão do comprovante de uso do estacionamento rotativo por meio do pagamento em dinheiro, débito ou crédito. Assim, os antigos talões serão gradualmente retirados de circulação.”

Máquinas de impressão de tíquetes

Também está prevista a conclusão do trabalho de demarcação das vagas iniciado em junho de 2020, o que vai permitir melhor controle da utilização do estacionamento rotativo, garantindo a plena rotatividade. Quando o procedimento estiver totalmente operacional, o usuário não poderá renovar o tíquete para a mesma vaga. “O controle será feito com a relação entre a placa e a vaga onde o veículo está estacionado”, diz Juliano.

Estacione Digital

Para ter mais informações, assistir a vídeos explicativos de instalação e uso do serviço e utilizar o E-digital on-line, acesse www.riopreto.sp.gov.br/estacionedigital.

Texto: Daniel Martins
Fotos: SMCS/Prefeitura de Rio Preto