Orçamento de Rio Preto ultrapassa R$ 2 bi para 2020

Só nas secretarias de Saúde e Educação serão investidos mais de R$ 511 mi em recursos próprios

27 de setembro de 2019

A Prefeitura de Rio Preto, por meio das Secretarias de Planejamento e Fazenda, apresentou na tarde desta quinta-feira, dia 26, em audiência pública na Câmara, a Lei Orçamentária Anual (LOA) 2020, a demonstração e avaliação da execução orçamentária do segundo quadrimestre e o programa de metas.

A lei orçamentária de 2020 prevê arrecadação maior com impostos. a previsão de arrecadação com IPTU é de R$ 200 milhões, com ICMS a previsão é de arrecadar R$ 270 milhões, a maior fonte de arrecadação do município.

Já as despesas estão orçadas em 1,6 bilhão, sendo as pasta da Educação e Saúde as que possuem o maior orçamento R$ 383,2 mi e R$ 381,2 mi, respectivamente.

Além da LOA, também foi apresentado pelo Secretário de Planejamento, Israel Cestari, o plano de metas, que pode ser visualizada clicando nesse link.

Nele estão descritas as principais ações do governo no segundo quadrimestre de 2019. Na saúde o plano destaca o aumento de 32% na oferta de exames de ultrassonografia. No Desenvolvimento o destaque ficou para a Sala do Empreendedor que realizou 1.725 atendimentos durante o primeiro semestre de 2019 e realizou 392 aberturas de MEI, 130 alterações de MEI, 68 baixas e 190 declarações anuais.

Na Agricultura o plano apresenta a distribuição diária de 137 mil refeições para 40 mil alunos da rede municipal e a inclusão de novos alimentos, mais nutritivos e saudáveis. A Assistência Social realizou mais de 33 mil atendimentos no período.

O programa de metas é divulgado por quadrimestre todos os anos em cumprimento a Emenda a Lei Orgânica do Município nº 39 De 05/11/2008.