Prefeitura entrega última etapa do Anel Viário J. Hawilla

Corredor com 35 quilômetros de extensão conecta todas as regiões da cidade

16 de dezembro de 2022

A Prefeitura de Rio Preto, por meio das secretarias de Obras, Trânsito e Serviços Gerais, entregou, na manhã desta sexta-feira, 16, a última etapa do Anel Viário J. Hawilla. Com investimento de R$ 70 milhões, a obra interligou ruas e avenidas criando um corredor circular de mão dupla com 35 quilômetros – e que conecta todas as regiões da cidade.

Esse trecho final foi construído por meio de parceria público-privada entre o município e a Construtora MRV. São cerca de 1 mil metros lineares do Anel Viário que interliga a avenida Carlos Nunes (bairro Setsul) à avenida Potirendaba. A nova via segue pelas margens do córrego do Trigo e dos Macacos – com uma ponte que dá acesso para a avenida Nações Unidas, na altura dos bairros Cidade Jardim e São Marcos.

“É um passo importante para a população de Rio Preto, que ganha com mais mobilidade, segurança e menos tempo no trânsito. É uma obra fundamental para a cidade que destravou muitos gargalos do trânsito”, comentou o prefeito Edinho Araújo.

O secretário de Trânsito, Transportes e Segurança, Amaury Hernandes, destacou a importância do Anel Viário para desafogar as avenidas de acesso ao Centro. “Já é possível notar a diminuição no fluxo de veículos em avenidas como Bady Bassitt, Alberto Andaló e Philadelpho Gouveia Neto. O anel criou uma alterativa para chegar a todas as regiões da cidade sem passar pela região central. Isso beneficia até mesmo quem não utiliza esse corredor”, explicou.

Ele destacou também a importância da obra para a criação de um novo sistema de transporte coletivo. “Será possível criar o sistema perimetral [interbairros], com linhas coletoras conectadas as linhas radiais [que vão para o Centro]. Assim, não será mais necessário o passageiro sempre se deslocar para o terminal urbano central”, disse.

Secretário de Obras, Israel Cestari pontuou a utilidade da obra para os serviços de emergência. “A Prefeitura teve o cuidado de construir o Hospital Domingo Braile [Hospital da Região Norte] no Anel Viário. É um corredor que facilita o trânsito de ambulâncias e veículos de emergência. Assim ganha a população como um todo”, diz.

Iniciadas em maio de 2019, as obras do Anel Viário J. Hawilla foram divididas em quatro etapas que contemplam 18 trechos de interligações – que incluem duplicação de vias, construção de pontes sobre córregos e viadutos sobre a linha férrea, além de um viaduto sobre a BR-153, na altura do bairro Belvedere.

Um mapa em tamanho gigante está instalado no hall de entrada do prédio da Prefeitura de Rio Preto para que os cidadãos possam consultar e conhecer o traçado do Anel Viário e suas principais opções de acesso. O banner ficará no local pelo menos até o fim da próxima semana.

Mapa Anel Viário

Cronologia
Primeira etapa
• Ordem de serviço assinada em 6 de maio de 2019 – Liberado para o trânsito em 3 de outubro de 2019. Dividida em oito trechos distribuídos pelas regiões da avenida Belvedere e na região Sul (Tarraf, São Francisco e Vivendas).

Segunda etapa
• Ordem de serviço assinada em 14 de agosto de 2019 – Liberado para o trânsito em 15 de dezembro de 2020. Interligação das avenidas Marco Costantini e Antonio Antunes Júnior, criando nova opção de tráfego na Região Norte da cidade.

Terceira etapa
• Assinatura da Ordem de Serviço em 14 de outubro de 2019 – Conclusão em 10 de dezembro de 2020. Quatro conexões de vias nas regiões dos bairros Residencial Palestra, Jardim Gabriela e Eldorado.

Quarta etapa
Assinatura da Ordem de Serviço em 8 de julho de 2020. Entrega da obra completa em 16 de dezembro de 2022. Um quilômetro interligando o bairro Setsul à avenida Potirendaba.

Texto: Ademir Terradas/Secretaria de Comunicação