Programa Rio Preto Digital se consolida e evita o desperdício de mais de 70 mil folhas de papel

Além da economia de papel e de recursos, processos ficaram mais rápidos e menos burocráticos Lançado em outubro de 2019 […]

16 de dezembro de 2020

Lançado em outubro de 2019 o programa Rio Preto Digital, que nasceu por meio de uma parceria entre a Escola de Gestão Pública “Ana Maria Vilela”, a Empro e a Secretaria de Meio Ambiente, já evitou o desperdício de mais de 70 mil folhas de papel sulfite, agilizou os processos internos e colaborou para o processo de simplificação dos serviços públicos.

Além de economizar recursos naturais e evitar o desperdício de papel a prefeitura de Rio Preto também poupou recursos. “Se pensarmos que em média cada 5 mil folhas de papel custam em torno de R$ 200 temos uma economia, em três meses, de mais de R$ 3 mil. Nossa ideia é expandir ainda mais o programa e ampliar a emissão de documentos on-line, até a extinção completa do documento em papel”, afirmou o diretor da Escola de Gestão Pública, Celso Tucci.

Essa economia só foi possível graças a visão do prefeito Edinho Araújo, de implementar sistemas digitais para facilitar a vida do cidadão. A partir desse pedido, foram realizadas diversas reuniões entre os secretários e diretores das empresas públicas.

“Criamos um curso on-line para ampliar o uso do SIG-M, um sistema criado pela Empro para a emissão de protocolos digitais. Já treinamos mais de 3 mil servidores de todas as secretarias. O curso está disponível em vídeo e pode ser acessado por qualquer servidor municipal em qualquer momento”, explicou o diretor da EGP.

Passamos a contabilizar o uso de protocolos digitais em setembro deste ano. No dia 1º de setembro tínhamos na plataforma 1312 arquivos, passados três meses, em 1º de dezembro, a plataforma já conta com 12640 arquivos, um crescimento de mais de 800%.

A EGP é parceira também no A3P (Agenda Ambiental na Administração Pública), programa do Ministério do Meio Ambiente que objetiva estimular os órgãos públicos do país a implementarem práticas de sustentabilidade.

Atualmente, mais de 19 milhões de documentos e arquivos digitais já estão em utilização nos sistemas da prefeitura ou relacionados a serviços municipais, como assinatura digital, sistemas jurídicos da Procuradoria e do Semae, Plano de Contas da Dívida Ativa, Contencioso e Ficha Habitacional EMCOP.

Além disso, a Prefeitura de Rio Preto também disponibiliza, desde 2018, mais de 70 serviços on-line por meio do Portal da Prefeitura (https://www.riopreto.sp.gov.br/carta-servicos/)

Também faz parte do programa Rio Preto Digital a ampliação de atendimento pelas secretarias através do aplicativo de mensagens Whatsapp. Atualmente cinco secretarias e uma autarquia já implantaram o serviço e estão atendendo por meio do aplicativo.

“Essa foi uma ferramenta que já estava em nossos planos, mas o uso dela foi acelerado por causa da pandemia. Tivemos que nos apressar e aprimorar os serviços para realizarmos de maneira virtual. Nossa ideia é ampliar ainda mais esse serviço para agilizar o atendimento ao cidadão. Além de papel podemos economizar outros recursos, como transporte e custos com telefonia”, explicou Tucci.

Veja abaixo os atendimentos que já são realizados pelo whatsapp:

Habitação:

Pelo whatsApp poderão ser realizados os principais serviços, tais como solicitação de informações sobre andamento de regularização fundiária dos loteamentos, situação de cadastro de ocupante de lote, emissão de Certidão de Identificação de Lote entre outros que estão na Carta de Serviços do município.

Para iniciar o atendimento, basta adicionar o  telefone: 17 – 3211-5560.

Chamar no WhatsApp

Fazenda:

Por este canal poderão ser realizados os principais serviços, como os relacionados ao IPTU, recursos de multas, ISS, abertura e fechamento de empresas.

Para iniciar o atendimento, basta adicionar os seguintes telefones no seu aplicativo: 17 – 3202-7740 ou 3203-1254

Trânsito:

Para tirar dúvidas sobre notificações, defesas, recursos e multas por meio do aplicativo WhatsApp. Basta o motorista adicionar como contato o número (17) 3213-9665.

Assistência Social:

Para garantir o acesso dos idosos às atividades promovidas pelo programa Longevidade Ativa, a Secretaria de Assistência Social criou grupos no whatsapp para que os idosos possam participar. São três tipos de atividades diferentes:

Para participar é só clicar nos links abaixo:

(Memória)

(Artes)

(Práticas corporais)

Educação:

Durante a pandemia alunos, professores e pais de alunos estão se comunicando e tendo aulas por meio do whatsapp. Essa é mais uma ferramenta encontrada para diminuir as distâncias entre professores e alunos e assim garantir o aprendizado.

Semae:

Para resolver pendências, tirar dúvidas, ou relatar algum problema na instalação de água, basta adicionar o número: (17) 99638 8593 e iniciar o atendimento.

Sobre o Rio Preto Digital

O Rio Preto Digital é um programa de Cultura Organizacional que visa concretizar o uso da tecnologia como ferramenta para dinamizar o trabalho da Prefeitura de Rio Preto.

A produção, tramitação, gestão e controle de processos / documentos digitais vai permitir um fluxo mais ágil de trabalho, melhorando o atendimento aos munícipes.