Secretaria de Educação promove a “1ª Troca Literária Afetiva”

Professores da rede municipal de Rio Preto vão indicar aos colegas os livros que leram e que mais gostaram

31 de outubro de 2023
Evento estimula troca de livros durante os períodos de preparo de materiais

A equipe de formação da Secretaria Municipal de Educação (SME) realiza a partir desta quarta-feira, dia 1º de novembro, no Complexo Swift de Educação e Cultura, a “1ª Troca Literária Afetiva”, onde professores e coordenadores trocarão livros durante o chamado Preparo Pedagógico de Materiais (PPM).

A ideia ao nomear o evento de “troca afetiva” é para que os professores escolham um livro que lhes trouxe boas recordações para que eles indiquem aos colegas a partir dessa lembrança afetiva da leitura. A troca de livros começou com os formadores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, mas os formadores dos anos finais e da Educação Infantil também gostaram da ideia e aderiram ao projeto.

“Ler nos abre infinitas possibilidades de compreender o mundo à nossa volta, mas gostar de ler precisa ser ensinado. O prazer em ler nasce das relações que estabelecemos com outros leitores mais experientes. Além disso, ouvir a leitura pelo outro é uma possibilidade de ampliação do vocabulário, do repertório de gêneros textuais, bem como aguça o interesse em buscar e compartilhar leituras, possibilitando o desenvolvimento da escrita, da oralidade, contribuindo para as formações humanística e leitora do sujeito”, diz a professora formadora dos Coordenadores Pedagógicos do Ensino Fundamental, Marlisa Ortega.

Nesse sentido, a escola tem papel fundamental, pois, além de ser um dos ambientes responsáveis pela formação leitora dos sujeitos, talvez, seja o único ambiente na qual o contato e acesso à leitura literária sejam possíveis, como explica Marlisa.

“Dessa forma, as experiências de leitura precisam ser promovidas nos espaços educativos, já que formar leitores implica oferecer condições para que o sujeito se aproxime e circule com autonomia pelas leituras dos mais diversos gêneros, compreendendo a função social de cada um deles, posicionando-se criticamente acerca do que lê; afinando as preferências pessoais de maneira a acessar e selecionar leituras de acordo com o propósito de cada contexto de leitura (deleite, pesquisa, obter informações). Em referência a Marisa Lajolo, podemos concluir que a formação de leitores exige a compreensão de que ‘o texto não é pretexto’, antes de tudo a leitura está a serviço de práticas sociais e os textos servem a propósitos comunicativos”.

Incentivar a literatura só faz bem

A prática da leitura é extremamente importante para a saúde mental das pessoas. A leitura, além de ser relaxante, faz bem para o exercício da memória. Ela é um estimulante também da imaginação, que permite, pela mente, que as pessoas viajem e conheçam novos mundos.

Também é por meio da leitura que é possível expandir o conhecimento e melhorar o vocabulário, além de facilitar a interpretação das palavras. Ter contato com livros ou outro tipo de leitura que agrega conhecimento ajuda muito na hora de construir um raciocínio textual e até mesmo na comunicação com outras pessoas no dia a dia.

Dia Nacional do Livro

No último domingo, dia 29 de outubro, foi comemorado o Dia Nacional do Livro. A escolha da data deu-se em homenagem ao dia em que também foi fundada a Biblioteca Nacional do Brasil, localizada no Rio de Janeiro, quando a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para a colônia, em 1810.

Maior investimento já feito em Rio Preto para o acervo literário

No final de maio, foram entregues 7.900 livros para o acervo literário dos alunos do Ensino Fundamental. O acervo é formado por 67 títulos distribuídos para as 44 escolas de ensino fundamental, sendo 29 títulos para os anos iniciais (1º a 5º ano) e 38 títulos para os anos finais (7º a 9º ano), em um investimento de R$ 239.697,00

No início de abril, foram entregues mais de 21 mil livros ilustrativos, para 108 escolas infantis da rede. Foram apresentados 76 títulos que as escolas, inclusive as parceiras, receberam para compor as bibliotecas. O acervo foi selecionado exclusivamente para bebês e crianças de 0 a 5 anos, desde o berçário até a Etapa 2 com diversidade de assuntos e destaque para temas étnico-raciais, com investimento de R$ 636.395,20

Com isso, o investimento total feito pela Secretaria Municipal de Educação (SME) em livros literários somente neste ano, foi de R$ 876.092,20, sendo R$ 636.395,20 em livros para Educação Infantil e mais R$ 239.697,00 para o Ensino Fundamental, o maior já registrado em São José do Rio Preto.

Texto: Cristiano Furquim / Secretaria de Educação
Foto: Fabrício Spatti/Secretaria de Comunicação