Prefeito anuncia licitação da Estação Central Parque

Sergio Menezes/SMCS
O novo terminal terá 13,6 mil metros quadrados de área construída e capacidade para um fluxo de passageiros de 6,3 mil pessoas por hora
O prefeito Valdomiro Lopes anunciou nesta quarta-feira (25/3) a publicação do edital de licitação para a obra de construção da Estação Central Parque. O edital de pré-qualificação sai no Diário Oficial do Município nesta quinta-feira (26/3). O projeto será executado na Praça Cívica com custo previsto de R$ 53,3 milhões. “Esse projeto faz parte da revitalização do centro da cidade, não é só uma estação, será um ponto de encontro do rio-pretense e vai se tornar um ícone”.

A estação é uma obra integrante do Plano de Mobilidade Urbana, assim como o complexo de viadutos da Região Norte, já em construção. O novo terminal terá 13.683 metros quadrados de área construída e capacidade para um fluxo de passageiros de 6,3 mil pessoas por hora, nos horários de pico. O tempo de permanência dos ônibus no terminal atualmente é de 10 minutos, que deve cair para menos de 2 minutos com a nova estação.

A obra inclui um viaduto a ser construído (simultaneamente) na Rua João Mesquita e que será exclusivo para o tráfego de ônibus. “O novo viaduto vai passar sobre o complexo Jordão Reis e desemboca no bairro Boa Vista, aliviando o tráfego na avenida Bady Bassitt”, explica o secretário de Planejamento, Milton Assis.

O projeto completo das obras de mobilidade urbana está orçado em cerca de R$ 200 milhões. O custo da estação está previsto em R$ 53,3 milhões. O custo do viaduto na João Mesquita é de R$ 8 milhões. A primeira grande obra do Plano de Mobilidade Urbana é o viaduto de acesso à Região Norte, que está sendo construído na avenida Ernesto Vetorasso, cujo custo é de R$ 19,7 milhões.

A obra da Estação Central Parque tem previsão de 1 ano para ser entregue.

Ellen Lima

Título Prefeito anuncia licitação da Estação Central Parque